TRABALHO PRONTO
A indisponibilidade de recursos para fazer um investimento ou adquirir um bem, leva o indivíduo a comprar de forma parcelada. Nesse caso devemos pensar melhor antes de comprometer o orçamento, isso significa organizar-se e fazer um planejamento ao buscar uma das diversas formas de financiamentos oferecidos pelo mercado. Para saldar ou arcar com essa chamada dívida, podemos recorrer a algumas formas de pagamentos, que recebem o nome de sistemas de amortização.
Nosso estudo de caso, tem como base, a aquisição de um automóvel KIA CERATO 0 km, cujo valor a ser financiado e de 43.140,00 em 23 prestações a uma taxa mensal de 1,36%.
Veremos a seguir dois sistemas de amortização: SAF “sistema de amortização francês” conhecido como tabela PRICE; e SAC “sistema de amortização constante”, os seus conceitos e suas principais características e posteriormente fazer uma comparação para identificar os prós e contras de cada sistema, enfim, para saber qual é a melhor forma de quitar ou sanar a dívida.
2. Fundamentação Teórica
Tabela SAC: Atualmente mais utilizado por bancos (financiamento imobiliário). O saldo devedor decresce a partir do 1º pagamento das parcelas, então pagasse menos juros no final das contas pois o mesmo incide sobre um saldo devedor menor.
Tabela PRICE: (mais utilizada em empréstimos e financiamentos de carros), cada prestação é composta de uma cota de amortização e juros, que variam em sentido inverso ao longo do prazo de financiamento.
Definições:
Amortização – Processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos.
Juros – É considerado o ‘’ Aluguel ‘’ que se paga ao financiar ou tomar dinheiro emprestado.
Saldo devedor – O valor da dívida em determinado período.
Pagamento – É o valor de cada uma das parcelas mensais.
3. Procedimentos usados
As tabelas foram feitas em Excel, tendo como base os vídeos assistidos no youtube e para a construção delas foral utilizados alguns dados como: período; juro do mês; amortização;