O MONGE E O EXECUTIVO
Maria Rosana Ramos de Souza2
RESUMO
O livro de James Hnter escrito em
1 AVALIAÇÃO DO LIVRO
Uma das propostas de James Hanter, no livro “O Monge e o Executivo” é ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes, mais do que isso, disseminar os princípios da liderança servidora, como também comunicar a idéia de que liderança pode ser aprendida e desenvolvida, se tivermos a vontade de amar e expandir esse amor. O livro é uma historia que conta como influenciar equipes, o personagem central é Jonh, o gerente-geral de uma grande indústria, onde de repente, percebe que sua vida se desestruturou. Ele deixa a fabrica para passar uma semana no retiro sobre liderança. O retiro foi num mosteiro que abriga de trinta a quarenta frades. Uma das razoes que estimulou John a fazer o retiro, foi saber que um ex-executivo de uma das maiores empresas dos Estados Unidos, largou tudo e se tornou frade nesse mosteiro. Esse mesmo frade chamado agora de Simeão, mostrou a John o verdadeiro sentido de liderar.
No livro, o autor aborda as definições de liderança, que é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasmadas, visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.
2 PROPOSTA INOVADORA DA RELAÇÃO PODER X AUTORIDADE
Tratando sobre as questões de liderança nas organizações, o livro propõe que grandes lideres trabalhem com a necessidade das pessoas no trabalho e em casa, como também suas próprias necessidades pessoais para crescer emocionalmente e espiritualmente.
Poder é diferente de autoridade, sob poder, as pessoas são obrigadas a agir como alguém manda. Já a autoridade leva as pessoas a fazer as coisas de boa vontade.