trabalho pronto
Determinação do Inchamento do Agregado Miúdo
Equipamentos
Speedy Test e tabela de conversão para resultado da umidade.
Tacho, espátula e concha.
Balança e prato com leitura mínima de 0,1g.
Procedimento dos ensaios
Foram separados 12 moldes de 100mm, um molde de 150mm e um molde prismatico.
Logo após todos os moldes foram preparados para a moldagem, sendo limpos e aplicada em seu interior uma pequena camada de “óleo”.
Determinação do teor de umidade.
Para fazer uma mistura bem dosada, deve-se levar em consideração a umidade presente nos agregados. Pois quando o agregado for pesado determina-se o peso da água que praticamente sempre acompanha o agregado miúdo, somando-se na quantidade de água para a mistura, interfere diretamente no fator a/c.
Água presente nos agregados, interferem na medição dos materiais e na quantidade de água na mistura, com a determinação do teor da umidade são feitas correções da quantidade de agregado e na água.
O agregado miúdo não se encontrava seco, desta maneira foi necessários estar encontrando o teor de humidade neste agregado. Para isso, foi separado 200g do agregado e em seguida utilizamos o método de secagem por aquecimento ao fogo, desta maneira com uma espátula mechemos o agregado no tacho sob o fogo até todo o material se encontrar completamente seco.
Em seguida o agregado foi pesado novamente e continha ________. Com estes valores acrescentamos na formula. h = (( Mu – Ms ) / Ms ) . 100% h = h = 6,5%
Correção do traço.
Com o teor de umidade do agregado miúdo, foram feitas correções no traço que era de ______________.
Aplicando esta fórmula encontramos o valor em litros de água que está incluso juntamente com o agregado miúdo, para posteriormente retirarmos este valor da quantidade de água para a mistura e para o acréscimo de agregado.
Areia. H = 6,5%
MAa = Ms x H%
MAa = 28,5 x (6,5/100)
MAa = 28,5 x 0,065
MAa = 1,85 Kg Portanto: