trabalho pronto Ensino medio
O conceito de energia pode ser considerado intuitivo. Sua caracterização será feita através da descrição de várias modalidades de energia e da aplicação de fenômenos da natureza. De uma maneira geral pode-se considerar energia como a capacidade de realizar trabalho.
ENERGIA MECÂNICA:
A energia mecânica pode-se apresentar basicamente sob duas formas:
1. Energia cinética
2. Energia Potencial
A energia mecânica total de um corpo é dada pela soma algébrica das energias cinética e potencial. Desprezando todas as possíveis forças de atrito e resistência, diz-se que o sistema é conservativo, ou seja, "o que ganha na energia cinética perde-se em energia potencial, ou vice-versa, de tal forma que a energia mecânica permaneça constante."
1. A energia cinética decorre diretamente do movimento do corpo, em relação a um referencial adotado. Vamos supor um automóvel em movimento, este é capaz de realizar um deslocamento ou deformação nele e em outro corpo, portanto ele possui energia. A essa energia damos o nome de ENERGIA CINÉTICA.
A energia cinética pode ser positiva (no caso do corpo analisado estar em movimento) ou nula (no caso do corpo analisado estar parado), nunca pode ser negativa.
2. É a energia que o corpo possui em virtude da posição que ele ocupa em relação a um referencial considerado. Não depende da velocidade ou do tempo. A energia potencial é uma energia armazenada, que pode ser usada a qualquer momento. A ENERGIA POTENCIAL pode ser Gravitacional ou Elástica.
ENERGIA EÓLICA:
Os ventos têm origem das diferentes de temperatura entre a camada próxima da superfície da terra aquecida pelos raios solares e as camadas superiores da nossa atmosfera, gerando correntes conectivas. A energia das correntes conectivas podem ser captadas através de velas, usadas só desportivamente, cata-ventos, multipás; Savonius; darrieus; hélice; hélice; molinetes, turbinas, grandes turbinas acopladas a geradores, sistema fixo, baseado no princípio