Trabalho Pronto Da Bere
Autor : BERENICE DA MAIA
Prof. Orientador ALINE AYRES
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Licenciatura em Pedagogia – PED0417– Trabalho de Graduação
04/12/2014
INTRODUÇÃO
O trabalho presente abordará dois temas muito discutidos na área educacional e que vem afligindo os profissionais da educação: “A inclusão escolar e o autismo”.
Com o objetivo de mostrar a inclusão escolar como uma proposta de oportunidades para todos, de modo a visar o atendimento a toda criança não só com necessidades especiais, mas autistas também, na classe comum de ensino regular, promovendo oportunidades de aprendizagem de diferentes formas e meios para se socializar.
Sendo assim, esta pesquisa foi elaborada com base em livros, site, artigos e outros que fazem referência a educação inclusiva.
Na educação inclusiva, não se espera que a pessoa com deficiência se adapte à escola ou em outro lugar e sim que a sociedade se modifique e que lhe de condições necessárias. Mas do criar condições para os deficientes é importante mudar a sociedade como um todo, valorizando cada um sem nenhum tipo de segregação.
2. A ESCOLA INCLUSIVA
No Brasil, atendimento igualitário as demandas individuais de cada criança estão previstas na Lei 8.069, de1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – Art. 54, parte III), exigindo a garantia do “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência preferencialmente na rede do ensino regular.
Segundo Mendes (1999) a educação inclusiva é uma proposta prática ao campo da educação de um movimento mundial, denominado inclusão social qual é proposto como um novo paradigma e implica a construção de um processo bilateral na qual as pessoas excluídas e a sociedade buscam, em parceria efetuar a equiparação de oportunidade para todos.
Carvalho (2004) fala sobre a diferença marcada como deficiência um sujeito incapaz e improdutivo, porque percebido apenas nas suas limitações qualquer que seja a