Trabalho projeto pesquisa
Praticar esportes é um hábito saudável e que deve ser adquirida desde cedo. Isto porque os benefícios para a saúde física e mental, principalmente das crianças é grande. Sendo assim recomenda-se a pratica de esportes desde a primeira infância, o que pode evitar problemas quando criança entrar na fase da adolescência.
Ansiedade e desempenho na criança atleta
A ansiedade consiste numa emoção típica do fenômeno stress, Ela é considerada ( um estado emocional negativo caracterizado pelo nervosismo, preocupação e apreensão associada com ativação ou agitação do corpo).
No entanto, a ansiedade pode caracterizar um traço psicológico, chamada de ansiedade traço, referindo-se as diferenças individuais relativamente estáveis que levam a percepção de situações ameaçadoras de acordo com as experiências pessoais adquiridas.
Baseado em alguns estudos, foi elaborada a teoria da ansiedade traço pré-competitiva que indica uma característica estável e leva a predição do desempenho, mostrando a maneira social. Além disso, a ansiedade de desempenho no esporte tem sido conceituada como uma predisposição para responder com a adequação do desempenho do atleta em situação competitiva pode ser avaliada através da ansiedade (estado cognitivo e somático).
A teoria multidimensional da ansiedade competitiva consiste em um componente cognitivo, que engloba pensamentos e dúvidas sobre o desempenho e a situação competitiva, bem como o julgamento de si mesmo.O segundo componente numa perturbação somática, que são sensações fisiológicas desagradáveis de excitação como sudorese, batimentos cardíacos e tensão muscular aumentados, inclusive alteração na respiração e frio no estomago e uma terceira dimensão designa auto confiança.
A ansiedade cognitiva relaciona-se de forma linear e negativa com o rendimento e à medida que aumenta a ansiedade cognitiva, o rendimento é afetado. Estas sensações em geral estão relacionadas ao nível de exigência