Trabalho Projeto De Pesquisa
Frederick W. Taylor propôs um modelo de gestão baseado no controle da produtividade através dos processos produtivos. Com o aprofundamento do conhecimento pelos estudiosos que o sucederam, a administração foi agregando cada vez mais conhecimento que afirmavam a sua complexidade. Assim surgiram vários campos de estudos dentro da área de pesquisa da administração, como por exemplo finanças, marketing, produção, tecnologia da informação e o de recursos humanos do qual será abordado aqui no que se refere ao setor publico.
A grande maioria dos estudos na área de recursos humanos tem como objeto de pesquisa as organizações do setor privado. São poucos os estudos que se voltam a conhecer essas relações no âmbito do setor público. A administração de recursos humanos no setor público possui algumas caracteristicas que são oriundas da própria natureza das organizações que compõem esse setor. Uma organização do setor público tem um diferencial grande da organização do setor privado, dos quais pode-se citar finalidade, os meios utilizados para recrutamento, seleção, e contratação, as políticas de remuneração, os métodos de avaliação de desempenho, além de outros.
Quando uma empresa do setor privado contrata um funcionário para fazer parte do seu quadro, ela espera que ele consiga contribuir para aumentar os lucros da empresa. Já na organização do setor público, ao contratar uma pessoa ela espera que ele consiga aumentar os índices de eficiência e eficácia em relação a prestação de serviços a sociedade. Ou seja, quando se abrange recursos humanos no setor público se faz necessário atentar para uma realidade diversa daquela já consagrada nas organizações privadas.
Olivier (2001, p. 2) diz que “O que se percebe é uma grande dificuldade em se adotar novas técnicas de gestão, o que resulta numa defasagem do setor público em relação à evolução do mercado e às mudanças de paradigmas