Gestão estratégica
O mundo empresarial está passando nos últimos tempos por transformações relevantes, sendo que o contador necessita constantemente de reciclagens para acompanhar as informações que chegam de forma on line para tomar decisões.
Os métodos de gerenciamento surgiram com a necessidade constante de auxiliar os tomadores de decisão a sobreviverem num mercado cada vez mais competitivo.
Com essa realidade de um mercado extremamente competitivo, diversas empresas têm traçado importantes estratégias de organização e métodos de atividade empresarial, buscando alcançar o incremento da produtividade e principalmente da qualidade do produto que será entregue ao cliente, reduzindo perdas no processo produtivo e custos, tornando-se empresas competitivas, fortes e possibilitando-lhes crescerem diante do fenômeno da globalização das economias e da concorrência global.
Seguindo essa linha de pensamento, surge a Gestão Estratégica de Custos, que se resume no conjunto de ferramentas para a tomada de decisão, sendo elas: Just in Time, Total Quality Control, Target Cost, ABC e outras.
Existem vários tipos de custeio no mundo atualmente, mas somente com a mudança de comportamento do indivíduo inserido na empresa fará com que estes métodos sejam eficazes e eficientes, alcançando seus objetivos. O simples fato de implantar um método de custeio não trará resultados se a mudança de comportamento individual não ocorrer em cada funcionário da organização.
O presente trabalho tem por finalidade a exploração de conceitos teóricos relacionados com a contabilidade, desde seu surgimento até nos dias atuais.
Aborda-se juntamente com a contabilidade, a Gestão Estratégica de Custos, que atualmente, junto com suas ferramentas, é uma estratégia muito poderosa para a aplicação nas empresas e para a tomada de decisão.
Fez-se a coleta e seleção criteriosa das bibliografias que deram base ao estudo aplicando-se rigorosamente os conceitos, normas e procedimento que regem