Trabalho Prof Ariana
Análise Ergonômica na Área de Trabalho: Biblioteca
Segundo a legislação brasileira na
Norma Regulamentadora 17, para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos, às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.
• Foi analisada a Biblioteca da Universidade Uniderp-Anhanguera
As perguntas norteadoras desta pesquisa foram:
• Quais os aspectos ergonômicos aplicáveis em bibliotecas?
Na Biblioteca aplica-se o aspecto da postura, iluminação, não pode ter maiores ruídos nem vibrações, os locais dos livros devem ter fácil acesso e para pega-los devem estar em uma altura adequada.
• Quais atividades recebem maior ou menor aplicabilidade ergonômica numa biblioteca?
As atividades que recebem maior aplicabilidade ergonômica na biblioteca são as atividades funcionais tarefas e cargos, pois percebe-se uma administração participativa, ou seja, as equipes de trabalham gerenciam as atividades a serem executadas com responsabilidade coletiva e consciência do trabalho tipicamente burocrático mas evitando a alienação ora pertinente. Enquanto as atividades que recebem menor aplicabilidade ergonômica na biblioteca podem ser consideradas as do fatores ambientais: ruídos, iluminação e clima.
Sugere-se que estes fatores devam ser novamente avaliados em conjunto com arquitetos, engenheiros e bibliotecários para traçar diretrizes que possam auxiliar na melhoria dos fatores ambientais. Pois quanto mais rápido forem tomadas medidas para minimizar os prejuízos do conforto ambiental que estão ocorrendo tanto para os usuários (leitores) e funcionários da biblioteca. Verificou-se também que a categoria postura e movimento também