trabalho processo da educa ao no contexto hist rico
PEDAGOGIA
ÉRICO PEDRO
OSMAR RIBEIRO DE SOUZA
“História e Histórias da Educação”
Cidade
2010
ÉRICO PEDRO
OSMAR RIBEIRO DE SOUZA
“História e Histórias da Educação”
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Processo Educativo no Contexto Histórico.
Orientador: Profª Dra. Bernadete de L. Streisky Strang.
Tutora Eletrônica: Tânia Regina Caldini
Barra de São Francisco
2010
TEMA 1: ESTUDO DA EDUCAÇÃO GREGA E ROMANA
Depois de estudado sobre a educação na Grécia, pode-se constatar que ela ocorreu de formas diferentes. Em Esparta ela assumiu um papel de preparação pra a guerra, enquanto que em Atenas optou-se por uma educação que desenvolvesse mais o lado intelectual. Pode-se dizer que a Grécia é considerada como o berço da pedagogia, uma vez que ela trouxe inúmeras contribuições até os dias de hoje. O próprio termo pedagogia é de origem grega e deriva da palavra paidagogos, que era o nome dado aos escravos que conduziam as crianças à escola. No decorrer dos anos o termo “paidagogos” passou a ser utilizado para designar as reflexões feitas em torno da educação.
A Educação Romana também teve grande importância desde os tempos remotos. O Império Romano era um império guerreiro e dominador, procurando sempre invadir e conquistar territórios. Aos educandos em Roma os principais objetivos da educação era transmitir o conhecimento da língua romano (Latim), sendo esta uma das características para se definir quem era cidadão. Outro fator que merece destaque na educação romana era pela sua religiosidade, incultando nos cidadãos o respeito aos ancestrais e aos deuses romanos. Nas escola também se ensinava que todo o cidadão de Roma deve estar pronto para a guerra a qualquer momento. Pode-se considerar que o ideal romano quanto à formação da juventude estava colocado na idéia de que o