ATPS de Fen meno dos Transportes
Engenharia de Produção – Noturno – 5°Semestre 2015
Fenômenos de Transporte
ATPS
Professor: Roberto Simões
Dayane Copola Goneli Chinalia RA: 1299513375
Leiluana Almeida de Morais RA: 6814003905
Marco Antonio Chinalia RA: 1299516158
Vaniquelle Andrade dos Santos RA: 6617352315
Campinas, 08 de Abril de 2015
1. Introdução
A dinâmica dos fluidos é um dos ramos mais antigos da física, tendo seu início no século XVIII com Euler e Bernoulli quando estes utilizaram os princípios newtonianos da conservação do momento e da energia para descrever sistemas líquidos e gasosos. A sua importância reside nas inúmeras aplicações em várias áreas do conhecimento, física, astronomia, oceanografia, meteorologia, fisiologia e engenharia, para citar algumas. Em engenharia, a dinâmica dos fluidos é especialmente útil na elaboração de projetos para construção de aeronaves, barcos, automóveis, ou seja, qualquer sistema que se mova através de um meio fluido, bem como em projetos para transporte de fluidos, como gasodutos, oleodutos, etc. Vemos, portanto, que o estudo da dinâmica dos fluidos, ou hidrodinâmica, é essencial, particularmente em engenharia e física.
Etapa 1
Passo 1
No automóvel há inúmeras aplicações da mecânica dos fluídos:
Radiadores
Lubrificações de motor e de cambio
Sistema de gasolina
Freio (óleo de freio)
Passo 2
O bombeamento deverá ser iniciado como Matheus sugeriu: A garrafa deverá ser colocada no chão para que o líquido do tanque seja levado até a garrafa no chão. Isto se chama principio do Sifão.
Um sifão é um dispositivo para transportar um líquido de uma altura para outra mais baixa, passando por um ponto mais alto.
O sifão começa a funcionar quando a gravidade puxa a coluna de gasolina do lado de fora para baixo, criando uma diferença de pressão que direciona o fluxo para dentro do cano em forma de U, dando continuidade ao ciclo até que todo o fluido no interior do tanque mais elevado seja transferido