Trabalho Probabilidade
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
SARAH SILVA RAMOS
PROBABILIDADE
CRICIÚMA 2015
PROBABILIDADE
A história da teoria das probabilidades teve início com os jogos de cartas, dados e roleta. Esse é o motivo da grande existência de exemplos de jogos de azar no estudo da probabilidade.
A teoria da probabilidade permite que se calcule a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório. O cálculo de probabilidades não nos dá a certeza de um resultado, mas permite prever as chances de um acontecimento.
Se todas as possibilidades têm a mesma chance de ocorrer, a probabilidade de um fato ocorrer é expressa por meio da razão:
probabilidade = número de casos favoráveis número de possibilidades
Exemplo
No lançamento de um dado, determinar a probabilidade de se obter:
a) o número 2 b) um número par c) um número múltiplo de 3
P = 1 ÷ 6 P = 3 ÷ 6 P = 2 ÷ 6
P = 0,166 P = 0,5 P = 0,33
P = 17% p = 50% P = 33%
Exemplo
Você faz parte de um grupo de 10 pessoas, para três das quais serão distribuídos prêmios iguais. Calcule a probabilidade de que você seja um dos premiados.
P = 3 ÷ 10
P = 0,3
P = 30%
POPULAÇÃO E AMOSTRA
Toda pesquisa estatística precisa atender a um público alvo, pois é com base nesse conjunto de pessoas que os dados são coletados e analisados de acordo com o princípio da pesquisa. Esse público alvo recebe o nome de população e constitui um conjunto de pessoas que apresentam características próprias.
Amostra diz respeito a um subconjunto da população. Em alguns casos seria impossível entrevistar todos os elementos de uma população; seria financeiramente inviável então, o número de entrevistados corresponde a uma quantidade determinada de elementos do conjunto, uma amostra.
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS
1. Foi feita uma pesquisa entre os 50 alunos de uma classe para