ESTATUTO E PAPEL SOCIAL
1. INTRODUÇÃO 2
2. DESENVOLVIMENTO 3
3. CONCLUSÃO 8
4. AGRADECIMENTOS 9
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. INTRODUÇÃO
No presente trabalho iremos abordas temas excentricamente delineados na noção de estatuto e papel social, nele iremos abordas exaustivamente sobre o estatuto e papel social e faremos uma breve incursão em alguns subtemas subordinados a eles, tais como a atitude, as crenças e falaremos também da religião como refúgio e sobre o preconceito.
Estatuto é o conjunto de posições relativas a um indivíduo. O homem socializado faz parte de vários grupos que estão interligados. Uma pessoa assume várias posições e cada uma está ligada a um grupo. É o conjunto dessas posições que situam o indivíduo na hierarquia social e que constituem o seu estatuto. Estas posições representam níveis de prestígio e de poder diferentes, tal como envolvem compensações diferentes.
2. DESENVOLVIMENTO
Os sociólogos chamam papel social às expectativas da sociedade, relativamente ao nosso comportamento em cada circunstância particular.
2.1 ESTATUTO SOCIAL
Chamam estatuto social ao lugar, ou posição, que determinado indivíduo ou grupo ocupa na colectividade, bem como o conjunto de comportamentos que esse indivíduo ou grupo pode objectivamente esperar dos demais, em virtude do papel social que desempenha.
O estatuto é portanto o comportamento que o indivíduo espera dos outros em relação a si próprio e ao seu papel.
Um indivíduo, ao ocupar múltiplas posições, vai desempenhar múltiplos papéis, como se fosse um actor. Na vida social, o papel social e a posição social são coincidentes. Assim, o papel social é o sector organizado de orientação de uma pessoa definindo a sua participação no processo de interacção pessoal.
Principais factores que influenciam o estatuto social:
Estrato social a que pertence;
Ascendência: família de que o indivíduo provém ( nobre, rica, intelectual, etc.;)
Situação económica (poder económico);
Situação política;
Papéis