Trabalho Pro letramento PNE
Nomes: Fernanda Voltz e Maico Fleck
Politicas Educacionais
Meta 16
Formar, até o último ano de vigência deste PNE,
50% dos professores que atuam na educação básica em curso de pós-graduação stricto ou lato sensu em sua área de atuação, e garantir que os profissionais da educação básica tenham acesso à formação continuada, considerando as necessidades e contextos dos vários sistemas de ensino. Pró - letramento
• O Pró-Letramento é um programa de formação continuada para professores, que visa a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, abrangendo as áreas da leitura, da escrita e da matemática básica. Podem participar do programa professores em exercício nas séries iniciais do ensino fundamental de instituições públicas de ensino. A formação é realizada à distância, mas conta com atividades presenciais, acompanhadas por orientadores/tutores.
• Os cursos de formação continuada oferecidos pelo programa têm duração de 120 horas com encontros presenciais e atividades individuais com duração de 8 meses.
• O Programa Pró-Letramento foi criado em 2005, em decorrência de pelo menos dois fatores principais: dos resultados insatisfatórios apresentados pelo
Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), sobretudo em 2003 e da criação da Rede Nacional de
Formação Continuada de Professores de Educação
Básica, em 2004.
• Com base na análise de que a avaliação da educação nacional, sobretudo a partir da década de 2000, tem sido submetida aos parâmetros internacionais de avaliação, é importante apontar a implicação disso no surgimento do Pró-Letramento.
• O Programa é realizado pelo MEC, em parceria com Universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. Podem participar todos os professores que estão em exercício, nos anos/séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas.
• O Pró-Letramento prevê uma estrutura organizacional que funciona de maneira integrada. São parceiros: o Ministério da
Educação,