trabalho primeiro semestre
GABRIELE REGINA MONTEIRO DA CUNHA
TRABALHO INTERDISCIPLINAR PRIMEIRO E SEGUNDO SEMESTRE FLEX INDIVIDUAL
TAUBATÉ
2014
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
GABRIELE REGINA MONTEIRO DA CUNHA
TRABALHO INTERDISCIPLINAR REALIZADO PARA O CURSO DE PEDAGOGIA DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
TRABALHO INTERDISCIPLINAR PRIMEIRO E SEGUNDO SEMESTRE FLEX INDIVIDUAL
TAUBATÉ
2014
Sumário
Introdução 3
Desenvolvimento 4
Considerações finais 5
Referências bibliográficas 6
Introdução
De acordo com pesquisas realizadas por pedagogos, é possível perceber que essa ciência não somente se refere à educação escolar. Como o ser humano está organizado em sociedade, cada ambiente de convívio apresenta um tipo pedagogia, ou seja, uma maneira de educar.
Embora haja o conhecimento de que a pedagogia não se refira somente ao ensino fundamental ou aos profissionais aptos a lidar com dificuldades de aprendizado comuns nessa faixa etária, o público leigo ainda está acostumado com certas padronizações.
Desenvolvimento
Mais do que orientar e ouvir alunos, a pedagogia é uma área muito ampla e de grande importância na docência. Não somente responsável pelo ensino, mas pela raiz do ensino, a raiz de cada geração, estudando e aperfeiçoando os métodos por meio dos tempos, para que não caiam em defasagem. É identificar a necessidade e dificuldade de cada indivíduo segundo seu histórico social que, nessa área, é extremamente relevante.
Dessa forma, a pedagogia está presente em todos os campos da aprendizagem educacional. Em todos os aspectos iniciais, não restritos somente na escola, mas também no dia-a-dia com a família, a qual se responsabiliza e guia seus jovens de acordo com a educação que lhes foi dada. Seja desde a maneira de se portar a mesa até o modo como se referem a pessoas mais velhas.
A pedagogia está presente sempre nas nossas vidas, seja no novo