Trabalho Individual Primeiro Semestre
1 INTRODUÇÃO 3
2 ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA 4
2.1 microeconomia e macroeconomia 4
2.2 MÉTODOS QUANTITativos aplicados à gestão empresarial 7
2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 10
3 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Este estudo trata das estruturas de mercado do setor supermercadista, enfoque que também serviu para se aprofundar acerca da economia nacional e mundial, por meio das tendências que perpassam a evolução dos tempos.
Perseguiu-se o objetivo geral de aprofundar conteúdos estudados nas disciplinas Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, política e Sociedade e Seminário.
O texto: “Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração”, de Éverson Vieira dos Santos, serviu de subsídio, juntamente com outras concepções teóricas pesquisadas.
Consta, a seguir, a abordagem ao tema em questão.
2 ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
As atividades apresentadas abaixo, envolvendo os conteúdos estudados nas disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade e Seminário, foram resolvidas considerando, também, as análises realizadas por Éverson Vieira dos Santos, no texto: “Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração”.
2.1 microeconomia e macroeconomia
De acordo com Mendes (2004, apud DOMINGUES JÚNIOR, 2014, p. 30) “refere-se às características organizacionais de um mercado, as quais determinam as relações entre: vendedores no mercado; compradores no mercado; vendedores e compradores; vendedores estabelecidos e novos vendedores”. São os tipos de estruturas de mercado que definem como as empresas tem se organizado para efetuar seus negócios, considerando o mercado consumidor, os produtos e serviços oferecidos e o comportamento dos consumidores da atualidade.
São as