trabalho pratico destilação
Resumo ………………………………………………………………… 2
Introdução teórica …………………………………………………..3 – 5
Procedimento teórico ………………………………………………6 – 8
Discussão e critica ……………………………………………………..9
Bibliografia ……………………………………………………………..10
Anexos ………………………………………………………………….11
1. Resumo
Utilizou-se a destilação fraccionada para separar uma mistura 1/1 de acetona/água. A destilação fraccionada, serve para realizar a separação em uma mistura de produtos, utilizando a propriedade física ponto de ebulição. Ela é um processo de aquecimento, separação e esfriamento dos produtos e é empregada quando a diferença entre os pontos de ebulição dos líquidos da mistura é menor. Um aparelho mais sofisticado e um pouco mais de tempo são necessários.
No aparelho de destilação fraccionada existe uma coluna de fraccionamento que cria várias regiões de equilíbrio líquido-vapor, enriquecendo a fracção do componente mais volátil da mistura na fase de vapor.
2. Introdução teórica
A Destilação é uma das muitas operações de separação utilizada quer a nível laboratorial quer industrial, para purificar as correntes do Processo (Matérias Primas ou Produtos).
A separação por destilação só é possível se os diferentes componentes da mistura a separar tiverem volatilidades diferentes ou seja, pontos de ebulição diferentes. Estas diferenças estão necessariamente relacionadas com diferenças nas forças intermoleculares de cada componente, dependentes das respectivas estruturas moleculares, o que conduz a pressões de vapor diferentes para os vários componentes da mistura. A Pressão de Vapor de um líquido a uma dada temperatura é a pressão na situação de equilíbrio (quando o número de moléculas que deixam o líquido é igual ao das que retornam), exercida pelas moléculas que passam através da superfície livre. Diz-se que um líquido entra em ebulição quando a sua pressão de vapor iguala a pressão ambiente. Os líquidos com