Misturas e tipos de separação de misturas
MISTURAS
Misturas e tipos de separação de misturas
Introdução
Neste trabalho, iremos falar sobre as misturas, que é formada por duas ou mais substâncias, sendo cada uma dessas formas denominadas componente. E falaremos também, sobre a separação de misturas, das quais são: peneiração, levigação, centrifugação, evaporação, destilação simples, destilação fracionada, catação, flotação, ventilação e sifonação.
Mistura
Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas. As proporções entre os constituintes de uma mistura podem ser alterados por processos químicos, como a destilação. Todas as substâncias que compartilham um mesmo sistema, portanto, constituem uma mistura. Não se pode, entretanto, confundir misturar com dissolver. Água e óleo, por exemplo, misturam-se mas não se dissolvem. Isso torna o sistema água + óleo uma mistura, não uma solução.
Existem três tipos fundamentais de misturas: as homogêneas (homo: igual), as heterogêneas (hetero: diferente) e as coloidais.
As Homogêneas
A mistura homogênea é aquela cujas substâncias constituintes não podem ser identificadas, pois possuem as mesmas propriedades em toda a sua extensão. Tais substâncias sofrem dissolução, ou seja, a sua mistura produz somente uma fase. Isso quer dizer que toda mistura homogênea é uma solução, ou seja, mistura homogênea é um conjunto de substâncias solúveis entre si. Um exemplo é a mistura da água com álcool: quando misturadas essas duas substâncias é impossível distinguir uma da outra.Outro exemplo é a mistura de água e sal de cozinha, seguindo o mesmo padrão da mistura anterior.
As Heterogêneas Uma mistura é denominada heterogênea quando apresenta duas ou mais fases e os componentes da mistura são perceptíveis.
Observação: a visualização não é, necessariamente, a olho nu. As fases de uma mistura