SEPARAÇÃO DOS TIPOS DE MISTURAS - HOMEGÊNIAS E HETEROGÊNIAS
623 palavras
3 páginas
SEPARAÇÃO DOS TIPOS DE MISTURAS - HOMEGÊNIAS E HETEROGÊNIAS -A natureza nos disponibiliza diversas substâncias, mas nem todas são puras, em sua maioria são uma mistura de duas ou mais substâncias, e estas misturas podem ser classificadas em Homogênea e Heterogênea dependendo do estado físico dos seus componentes. formas de separação:
alguns exemplos:
Mistura Homogênea
Nesse tipo de mistura pode ser visualizada apenas uma fase de aparência homogênea, podendo ser uma mistura de gases, líquidos ou sólidos. Também podem ser chamadas de solução, podendo ser separadas apenas por processos químicos. A mistura entre água e álcool, por exemplo, é um caso de mistura entre líquidos. Já o ar, onde encontramos diferentes tipos de gases misturados nele, é um exemplo de mistura entre gases. A água do mar também é um exemplo de mistura homogênea, pois seus sais estão dissolvidos na água. Outros exemplos são: gasolina pura, aço (liga metálica de ferro e carbono) e soro fisiológico (cloreto de sódio e água).
Processos de separação
Como na mistura homogênea é difícil afirmar com exatidão quantos são seus componentes, são usadas algumas informações como solubilidade e ponto de fusão para separá-los.
Destilação simples: para a separação dos componentes das misturas homogêneas sólido-líquido, recorre-se comumente a destilação simples. O princípio do processo consiste em aquecer a mistura até a ebulição; com isso o componente líquido separa-se do sistema sob a forma de vapor, que a seguir é resfriado, condensando-se, e o líquido é recolhido em outro recipiente.
Destilação fracionada: para a separação dos componentes das misturas homogêneas líquido-líquido, recorre-se comumente à destilação fracionada. Aquecendo-se a mistura em um balão de destilação, os líquidos destilam-se na ordem crescente de seus pontos de ebulição e podem ser separados. O petróleo é separado em suas frações por destilação fracionada.
Cristalização fracionada: A mistura de sólidos é