Quimica Geral - Tipo de Separação de MIsturas
Separação de misturas
Aluno: Pedro Victor Cunha; Turma: CB.
Peneiração:
A peneiração é um método utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-sólido, onde o tamanho da partícula é o responsável pela separação, ou seja, utiliza-se uma peneira que permite que alguns sólidos pequenos passem. Utilizado quando uma mistura de sólidos granulado, cujo tamanho das partículas é sensivelmente diferente é colocada sobre uma peneira e submetida à agitação. EX: mistura areia fina e pedregulhos.
Levitação: É um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia. Usa-se uma rampa de madeira ou uma bacia em que se passa uma corrente de água que serve para separar essas substâncias.
Centrifugação:
Consiste em aumentar a velocidade de decantação com um aparelho chamada centrífuga ou centrifugador (que faz com que a mistura contida no tubo decante mais rapidamente). Esta máquina pode ser usada, por exemplo, na separação de glóbulos vermelhos do plasma sanguíneo ou para separar a nata do leite. Então a separação fica muito densa. Assim a substância fica retida na parede onde após e extraída.
Decantação:
A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas. Utilizada principalmente em diversos sistemas bifásicos como sólida-água (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar). Sendo esse processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua decantação. A mistura é colocada em um recipiente de preferência fechado (no caso de substâncias como gás e