Lab
Laboratórios QO-QF
Módulo de Química-Orgânica
Trabalho 1
Destilação simples e destilação fracionada
Data de realização do trabalho: 23 de Setembro de 2013
Data de entrega do trabalho: 30 de Setembro de 2013
Trabalho realizado por:
….
Turma P5
Resumo
Os objetivos principais deste trabalho prático são utilizar a destilação simples e a fracionada e comparar a eficiência de cada uma delas através da separação de uma mistura de substâncias.
A destilação simples é mais eficaz quando a diferença entre os pontos de ebulição dos elementos presentes na mistura é menor que 100°C. Entenda-se por ponto de ebulição de um líquido a temperatura à qual a pressão de vapor iguala a pressão atmosférica. A água e a acetona têm pontos de ebulição de 100°C e 56°C, respetivamente, como esta diferença é menor que 100°C então o método de destilação mais apropriado para esta situação será a destilação fracionada.
Introdução teórica
A destilação é uma técnica de separação de componentes de misturas homogéneas e que permite a recuperação de todos os elementos constituintes da mistura. Existem vários tipos de destilações, são elas a destilação simples, fracionada, a pressão reduzida e por arrastamento de vapor, no entanto, neste trabalho prático apenas estudámos as duas primeiras, e como tal, apenas daremos enfase a essas. A destilação simples consiste na vaporização de um líquido por aquecimento seguida da condensação do vapor e recolhimento do condensado. O condensador permite que a mistura seja aquecida na temperatura de ebulição do solvente sem que esta seja perdida para a atmosfera. A destilação fracionada serve também para realizar a separação de uma mistura. Este é um processo de aquecimento, separação e esfriamento dos produtos e é empregada quando a diferença entre os pontos de ebulição dos líquidos da mistura é menor. O equipamento utilizado quer na destilação simples quer na destilação fracionada é muito idêntico, diferindo apenas no