Evolu O Urbana De S O Paulo
Referências Bibliográficas:
- Prefeitura de São Paulo: http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico - Enciclopédia Online http://pt.wikipedia.org/wiki/São Paulo
RESENHA:
Na época da fundação de São Paulo, em 1554, não mais de 100 habitantes viviam nos arredores do colégio erguido pelos padres jesuítas. Tendo lento crescimento até mais ou menos 1870, o primeiro levantamento em 1982 apontou a presença de 31.385 moradores.
Foi no final do século XIX que São Paulo deixou para traz sua condição de Vila afastada dos principais centros economicos e começou a crescer, principalmente expandindo o cultivo e comércio de café. Este crescimento gerou muito emprego, o que fez muitos imigrantes permanecerem na cidade nas duas primeiras décadas do século XX, isto também manteve o crescimento demográfico em ritmo elevado. Durante este mesmo periodo, também começaram a surgir as industrias locais. Em 1920 ja era plenamente visível São Paulo como um importante centro industrial.
Por volta de 1950, com a diminuição da imigração estrangeira, porém ainda com grande impulso industrial, São Paulo começa a atrair pessoas de outros estados, transformando-se em um grande de pólo de migração interna, totalizando mais de 3 milhões de pessoas que chegaram até 1980.
Isso resultou em queda da taxa de crescimento demografico para algo em torno de 1,2%, enquanto nas ultimas decadas estava por volta dos 5%. A aglomeração urbana continuou a crescer, devido a expansão das áreas periféricas do municipio de São Paulo e crescimento de muitos municipios de sua região metropolitana. Em 1990 esta nova dinamica intensificou-se de tal forma que chegou ao ponto de São Paulo ter um maior número de pessoas que se mudam para morar fora de São Paulo do que as pessoas que vem se estabelecer na cidade.
São Paulo desde a década de 60 é a maior cidade do Brasil, é hoje o mais poderoso polo economico brasileiro, se aproxima dos 11 milhões de