eletrecidade Brasil
Fundamentos de Economia
Administração e Engenharia de Produção
Tema: BRASIL ELETRIZANTE
(Introdução à energia elétrica no Brasil e sua influência no crescimento do país)
Componentes:
INTRODUÇÃO
Desde o interesse pré-histórico pelo raio até a energia como utilizamos hoje, a eletricidade tem uma história de descobertas, invenções, disputas e inúmeros avanços tecnológicos além de consequências como crescimento econômico e desenvolvimento. Neste trabalho vamos abordar esse retrato da história da energia elétrica no Brasil, seu início, avanço e contribuição para o crescimento do país.
ANTES DA LUZ ELÉTRICA
A história de um Brasil independente, com a proclamação da república em 1822, já contava com a cafeicultura tomando espaço dos cultivos de açúcar e algodão, crescimento da pecuária, grande utilização de madeira para produzir calor e abertura dos portos desde a chegada de D. João VI.
Após o marco da Independência, o país não tardou a se espelhar nos avanços europeus e norte-americanos, buscando sempre por avanços nas mais diversas áreas, como a substituição dos barcos a vela pelas embarcações a vapores, a exemplo dos ingleses.
Nos anos de 1850, o Brasil estava com uma situação econômica próspera, iniciou-se criação de estradas e trechos ferroviários. Na década seguinte, utilizando combustíveis como o carvão mineral, começaram as primeiras atividades industriais. Nesta época, as cidades eram iluminadas a gás, mas em poucos anos a energia iria mudar.
INDEPENDÊNCIA E LUZ
O país estava em pleno desenvolvimento: além das linhas férreas, o Brasil surpreendia pelos avanços na telegrafia, navios a vapor, entre outros. Dom Pedro II tinha grande interesse por invenções e avanços para o país:
“[...] Conhecera a energia elétrica na Filadélfia em 1876 e, encantado com a novidade, autorizou Thomas Alva Edison a trazer para o Brasil os