Lab
- Verificar as leis do pêndulo.
- Determinar a aceleração da gravidade.
2. MATERIAL
- Pedestal de suporte com transferidor;
- Massas aferidas m1 e m2;
- Cronômetro (alternativamente pode ser usado a função cronômetro de um celular;
- Fita métrica;
- fio (linha zero)
3. PROCEDIMENTO
1. Anote a massa dos corpos: m1 (massa menor) =
50g
m2 (massa maior) =
100g
2. Ajuste o comprimento do pêndulo de modo que tenha 20cm do ponto de suspensão até o centro de gravidade do corpo;
3. Desloque o corpo da posição de equilíbrio (deslocamento angular igual a 15º) e determine o tempo necessário para o pêndulo executar 10 (dez) oscilações completas. Para minimizar os erros, é recomendável que o operador do cronômetro seja o mesmo que larga o pêndulo a oscilar.
OBS: O TEMPO DE REAÇÃO HUMANO É DE ALGUNS DÉCIMOS DE SEGUNDO; EMBORA O CRONÔMETRO REGISTRE ATÉ OS CENTÉSIMOS DE SEGUNDO, SÓ FAZ SENTIDO VOCÊ ANOTAR O TEMPO OBTIDO MANUALMENTE, ATÉ OS DÉCIMOS DE SEGUNDO.
Repita 3 (três) vezes e determine o T médio (em s). Use somente uma massa (m1), como indicado na Tabela 3.1 (próxima página).
Repita a experiência para os comprimentos 40cm, 60cm, 80cm, 100cm, 120cm e 140cm e complete a Tabela 3.1 (próxima página)
5. Mantenha o comprimento em 130 cm e estude a influência da massa e da amplitude sobre o período. Proceda como indicado na Tabela 3.2 (próxima página)
4. QUESTIONÁRIO
1. Dos resultados experimentais é possível concluir-se que os períodos independem das massas? Justifique Resposta: Sim, observando os resultados obtidos conseguimos constatar que mudando a massa os resultados permanecem os mesmos. 2. Dos resultados experimentais o que se pode concluir sobre os períodos quando a amplitude passa de 10º para 15º? Justifique. Resposta: Como a variação do ângulo não é grande os resultados não se alteram. Percebemos isso nos valores experimentais que são quase iguais. 3. Qual a representação gráfica que se obtém quando se representa T X L? Explique Resposta: