Envelhecimento Ativo Uma pol tica de sa de 1
Disciplina de Atividade Física e Processo de Envelhecimento
EAD ENVELHECIMENTO ATIVO
UMA POLÍTICA DE SAÚDE
A Revolução Demográfica:
A proporção de pessoas com mais de 60 anos está crescendo mais rapidamente que a de qualquer outra faixa etária. Estimativas preveem que, em 2025, existirá um total de aproximadamente 1,2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos e, até 2050, haverá dois bilhões, sendo que a maior parte, ou seja, 80% estão nos países em desenvolvimento.
O envelhecimento de uma população está relacionado a uma redução no número de crianças e jovens e a um aumento na proporção de pessoas com 60 anos ou mais. O fator que leva a esse aumento no “agrisalhamento” da população mundial está ligado a fatores como a redução nas taxas de fertilidade e um aumento da longevidade em nível mundial, apesar da diminuição da expectativa de vida em alguns países da África devido à AIDS e em alguns Estados recém- independente fator relacionado ao grande número de mortes causadas por doenças cardiovasculares e pela violência.
Envelhecimento rápido da população nos países em desenvolvimento:
No ano de 2002, quase 400 milhões de pessoas com 60 anos ou mais viviam no mundo em desenvolvimento, porém até 2025, este número terá aumentado para aproximadamente 840 milhões, o que representa 70% das pessoas na 3° idade em todo o mundo.
Esse rápido envelhecimento nos países em desenvolvimento é acompanhado por mudanças dramáticas nas estruturas e nos papéis de família, assim como nos padrões de trabalho e na migração. Alguns fatos como a urbanização, a migração de jovens para as cidades à procura de trabalho, famílias menores e mulheres tornando-se cada vez mais força de trabalho contribuíram para que menos pessoas estejam disponíveis para cuidar de pessoas mais velhas quando necessário.
Envelhecimento Ativo: Conceito e Fundamento
O que é “Envelhecimento Ativo”?
É considerado um processo de otimização das oportunidades de saúde,