TRABALHO POLINIZAÇÃO
Trabalho de Biologia
Tipos de Polinização
Cotia, 2013
Objetivo:
Conhecer o que é polinização, os seus principais tipos e qual é a sua importância para os vegetais.
Nomes:
Bianca L. Carvalho ------------ 04
Paloma S. Aguiar ----------- 26
Introdução: Polinização, sinteticamente, é o processo de transferência do pólen de uma planta para a outra. O agente polinizador carrega os grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma de outra flor, é só assim que o gameta masculino consegue chegar até o gameta feminino e então fecundá-lo. Sendo assim, a polinização é também denominada de processo reprodutivo.
Seus organismos que a realizam são:
ANEMOFILIA (naturalmente, com a ajuda do vento)
HIDROFILIA (com auxílio da água)
QUIROPTEROFILIA (Transmitida pelo morcego)
CANTAROFILIA (besouros)
ENTOMOFILIA (Feita por moscas e abelhas)
PSICOFILIA (através das borboletas)
ORNITOFILIA (a partir das aves)
ARTIFICIAL ou ANTROPOFILIA (ação do homem diretamente ou indiretamente)
PSICOFILIA:
Aqui as borboletas são as responsáveis pelo transporte do pólen.As borboletas pertencem à Ordem Lepidóptera, juntamente com as mariposas. Esses insetos ocorrem em todos os continentes, com exceção da Antártica, podendo ser reconhecidos imediatamente pela presença abundante de escamas nos dois pares de asas e de uma longa língua, a probóscide, decorrente da fusão dos palpos maxilares. São conhecidas atualmente cerca de 20.000 borboletas, sendo 3.300 ocorrentes no Brasil.
O mais importante recurso alimentar utilizado pelos lepidópteros adultos é o néctar. Outros alimentos são líquidos provenientes de frutos fermentados, fezes, carniça, exudatos de plantas e pólen. O néctar de flores visitadas por borboletas geralmente possui uma elevada concentração de aminoácidos, provavelmente por constituir a única fonte desses compostos