Trabalho Pol Tica Social II
No final da década de 80 surge o discurso Neoliberal, que deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Além da abertura da economia para a entrada de multinacionais, mínima participação estatal nos rumos da economia, política de privatização de empresas estatais, livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização.
Os neoliberais passam ganhar influência e apoio de grandes empresários e donos dos meios de produção, que começam a engendrar e bancar propagandas políticas, resultando assim, em vitórias neoliberais em eleições de países influentes: Inglaterra (Thatcher), EUA (Reagan), Alemanha (Kohl) e etc. Inicia-se assim um verdadeiro processo de pressão neoliberal em todo mundo e as medidas políticas destes tomaram grandes proporções, que se explicitam por: aumento nos níveis de desemprego(que passa a ser massivo em toda Europa), cortes de gastos sociais, violência contra trabalhadores e seus sindicatos (com diversas violações dos Direitos Humanos), elevação das taxas de juros, programas amplos de privatizações e etc...
Nos governos de Fernando Collor de Melo e Fernando Henrique Cardoso iniciaram as privatizações no Brasil .
Isso ocasionou lucratividade as estatais após a inserção das privatizações. A privatização brasileira entregou uma grande parcela de nosso patrimônio público para o capital estrangeiro.
As privatização serve para tirar a responsabilidade do Estado sobre os serviços. Grandes empresas foram privatizadas como o Banespa, Telesp, Vale do Rio Doce, Bamerindus, Light sendo vendidas á preço de banana.
Os argumentos essenciais desta doutrina política se baseiam na crença de que o Estado é ineficiente em seus propósitos e é uma ameaça à liberdade, por isso deve ter reduzida sua atuação na sociedade.
Para os neoliberais desigualdade social é algo não apenas valoroso como