trabalho pinoquio
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA
PINÓQUIO ÀS AVESSAS
(ABORDAGEM HUMANISTA, COMPORTAMENTAL E TRADICIONAL).
SOROCABA – SP
2015
ANA LUIZA GOMES DE SOUZA - RA: C71DBI-4
TAYNEE LILIANI DOMINGUES DOS SANTOS - RA: C05202-7
CAMILA BATISTA DE CARVALHO – RA:C66EAJ-4
LUZIA - RA: C7417I-4
PINOQUIO ÀS AVESSAS
(ABORDAGEM HUMANISTA, COMPORTAMENTAL E TRADICIONAL).
Trabalho apresentado à disciplina “Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem” do 2º semestre do curso de pedagogia Universidade Paulista – UNIP.
Orientadora: Profª Adriana.
Sorocaba-sp
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CONSIDERAÇÕES SOBRE ALGUMAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO 5
1. Abordagem Tradicional 5
2. Abordagem Comportamentalista 6
3. Abordagem Humanista 8
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10
INTRODUÇÃO
Rubens Alves faz analogia com a estória de Pinóquio de Carlo Collodi (1883), um boneco de madeira que, para virar gente, teve que ir à escola. Em seu texto “Pinóquio às Avessas”, Rubens Alves, afirma que na nossa sociedade isso acontece com “as crianças que eram de carne e osso e que, ao entrar na escola, só receberam seus certificados depois de se transformarem-se em bonecos de pau” (Alves, 1984, p.9).
O papel da escola não está em apenas transmitir conhecimento, mas sim, em formar cidadãos críticos e autônomos, ao dizeres de Paulo freire “A educação não pode ser um depósito de informações do professor sobre o aluno. (“...) Ensinar não é transmitir conhecimentos, conteúdos.” (FREIRE, 1987).
Contudo, em algumas abordagens percebe-se que o aluno é “preso” a um ensino repetitivo, cansativo, sem poder fazer nenhum questionamento ao que é ensinado, muitas vezes o método usado é a “decoreba”, o aluno fica inerte, um controle mental, onde todos devem pensar somente no que é proposto, impedindo o aluno de ser feliz.
O livro vai questionar posicionamentos educacionais. Muitas vezes ouvimos