SLIDE
Unidade IV
7 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Blatt (2001) afirma que as demonstrações financeiras comunicam fatos importantes sobre as entidades, especialmente sobre as empresas. Usuários dessas informações baseiam‑se nesses fatos para tomar importantes decisões que afetam o bem‑estar da empresa e a saúde geral da economia. Por esse motivo, é essencial que as demonstrações financeiras sejam tanto confiáveis quanto úteis na tomada de decisão.
O estado de fluxo constante da contabilidade faz com que esta seja frequentemente chamada de arte, porque nunca está completamente definida. Portanto, esse estado de mudança é necessário, pois:
• as necessidades dos usuários de demonstrações financeiras não são estáticas, mas dinâmicas;
• as pressões dos corpos regulamentadores alteram as apresentações contábeis;
• as necessidades internas de gerenciamento são mutáveis.
7.1 Finalidade e usuários das informações financeiras
Blatt (2001, p.XVIII) destaca as finalidades das informações financeiras, como se pode ver a seguir.
7.1.1 Finalidades
• Controle: informar a média e a alta administração, na medida do possível, de que a empresa está agindo de acordo com as políticas e planos traçados.
• Planejamento: a contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões.
Permite também que o processo decisório decorrente das informações contábeis não se restrinja apenas aos limites da empresa, aos administradores e gerentes, mas também a outros segmentos.
7.1.2 Usuários
7.1.2.1 Usuários da contabilidade
Santos (2005, p.16) coloca que, por uma questão prática e levando‑se em consideração os objetivos da contabilidade e as informações por ela produzidas, verifica‑se que os usuários da contabilidade podem ser:
a) internos (pessoas que fazem parte da empresa); ou
b) externos.
88
Contabilidade
Usuários internos
Como usuários internos das informações produzidas pela contabilidade, para fins de administração da empresa de modo geral, temos: