Slides
Slide: Por esta razão pode ser visto em seu trabalho a mesma ruptura trazida pela teoria da relatividade e a quebra do empirismo. Explicação: uma vez que o objeto de estudo dependia agora do referencial, e assim não podia ser considerado absoluto e passar pelo método empírico único.
Slide: Bachelard expôs um racionalismo dialético, ou o "diálogo" entre razão e experiência. Explicação: Sua filosofia partia do ponto de vista da descoberta racional como um processo pelo qual um conhecimento novo é assimilado a um sistema que muda apenas na medida em que cresce.
Slide: Ele rejeitou o conceito cartesiano de que as verdades científicas são partes imutáveis de uma "verdade total", que aos poucos são montadas como um quebra-cabeças.
Slide: Segundo Bachelard, experimentação e formulação matemática são complementares. Matemática não é apenas um meio de expressar as leis físicas, nem é um reino estático de ideias.
Slide: Bachelard falava de "racionalismo aplicado". Ele considerou que o mundo empírico não é totalmente descontínuo e absurdo.
Slide: Hipóteses científicas, e até mesmo fatos científicos, não se apresentam de forma passiva ao investigador paciente, mas são criadas por ele.
Slide: Bachelard descreve sua concepção desse processo de duas vias em que a organização racional e experiência são em cooperação constante como uma "filosofia de dizer não". Trata-se de negação, porque a atitude científica é necessariamente "aberta" ou "disponível", e o cientista pode ser obrigado a qualquer momento a reformular sua hipótese sobre a realidade por fatos que não encaixam na formulação antiga.
Slide: Para Bachelard os fatos não levam a uma conclusão, mas depois da conclusão é que se chega à elucidação dos fatos.
Slide: Há também uma ruptura, pois é necessário abandonar as idéias préconcebidas (obstaculo epistemológico da