Manifesta es populares
A fusão das tradições luso-europeias e africanas no brasil resultou na formação esplendorosa cultura afro-baiana. Na religião, música, dança e culinária locais é forte a presença dos costumes africanos, o que faz da Bahia um cenário único e peculiar nas terras brasileiras.
A Bahia é a fortaleza da região africana no Brasil. Com vários terreiros de candomblé onde são celebrados os cultos originários da África, e grande número de igrejas católicas, Salvador é o retrato do mais perfeito sincretismo religioso. Este expressa-se não apenas nos cultos espirituais como também nas suas festas populares, onde é comum a veneração aos santos católicos e deuses africanos numa única representação.
A riqueza da dança, da música e da culinária baianas é também herança do patrimônio cultural ligado pelos africanos ritmos quentes e uma dança extremamente sensual fazem parte do cotidiano da Bahia. A capoeira arte marcial desenvolvida pelos africanos ao Brasil, que em suas origens era uma forma de combate, se transformou em uma das principais tradições folclóricas, nisto de dança e luta típica da terra.
Na culinária, Salvador tem também uma presença impar no país. Com muito coo e dendê sua comida é comercializada por um grande número de restaurantes típicos espalhados pela cidade e, principalmente, pelas baianas figura tradicional da Bahia, Responsável pela confeição dos abaras e acarajés e também cocadas, vendidas nos principais pontos da cidade.
Não se discursou, o povo baiano do aspecto cientifico e, neste âmbito, demonstrou notáveis aptidões para a pesquisa, Sua mudança cultural, hoje, se traduz, não só pelos aspectos sócios históricos de um rumo original, como pelo sentido de adaptação ás modernas técnicas cientificas através das mais diversas instituições
Referência
Livro Guia cultural da Bahia.