Trabalho Pesquisa Armamento 3 Guerra Mundial
ARMAS BIOLÓGICAS
São vírus e bactérias geneticamente alterados em laboratórios a fim de serem mais resistentes a tratamentos. Matam ou incapacitam o inimigo, inclusive animais e plantas, podendo assim eliminar recursos de transportes (tração animal) e alimentação.
Estas armas podem dizimar populações contaminando o ar, a água ou os alimentos e para as quais não há tratamento.
Esse tipo de guerra biológica já era praticada na Antiguidade, eram utilizados cadáveres putrefatos para contaminar a água de uma cidade sitiada, ou atiravam dentro das muralhas inimigas cadáveres de vítimas de varíola.
Atualmente as “armas biológicas” podem ser inclusive serem humanos (cobaias), que uma vez contaminados podem espalhar os micro organismos através do ar, como tosse e espirros, contato físico e/ou sangue.
Alguns países que criam ou criaram esse tipo de arma:
Esses microorganismos são transformados em armas letais em laboratórios de vários países. Na lista de produtores de armas biológicas estão Iraque, Irã, Síria, Líbia, Índia, Paquistão e China. Além disso, o serviço de inteligência americano informou que países como Estados Unidos, Rússia, Irã, Iraque, Líbia, Coréia do Norte e Afeganistão mantêm esses laboratórios, onde cultivam as chamadas armas de destruição de massa.
Algumas armas biológicas:
Anthrax, botulismo, varíola e vírus Ebola integram o arsenal do terrorismo biológico. Como o antraz, o botulismo e diversas pestes estão presentes na maioria dos continentes, suas toxinas são facilmente obtidas. Baratos de produzir e simples de transportar podem atingir com pequena quantidade área muito grande.
As mais temidas armas biológicas
Varíola
Adquirida através de um vírus, transmissível pelo ar, então a contaminação ocorre através da respiração.
Essa doença, apresenta sintomas semelhantes aos da gripe. A erupção de pústulas na pele é uma das características da doença.
Existem, no mundo, dois laboratórios conhecidos com estoque de vírus