Guerra fria
AMANDA INOCÊNCIO
ANNA LUCIA OLIVEIRA,
ISABELI PASSOS
JOANA GABRIELA BARP, TAWAN TESSEROLI
GUERRA FRIA
TRABALHO DE GEOGRAFIA
GUERRA FRIA
Trabalho elaborado para a disciplina de Geografia, do Colégio SESI - Pr, Oficina: Inimigos Invisíveis, como requisito parcial para avaliação do 1º bimestre.
Orientação: Professor Berkley Luiz Candeia
PALMAS/PR
MARÇO DE 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Com o fim da II Grande Guerra, emergiam do teatro de batalhas duas grandes potências bélicas: os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) . A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos. Ao tentarem implantar seus sistemas políticos houve vários acontecidos de importância para esta, como a corrida armamentista , a corrida espacial , Guerra da Coréia e Guerra do Vitnã , entre outros.
2. HISTÓRIA
2.1 CRISE NO PÓS-GUERRA
Com o final da Segunda Guerra Mundial, a Europa estava arrasada e ocupada pelos exércitos das duas grandes potências vencedoras, os Estados Unidos e a URSS. O desnível entre o poder destas duas superpotências e o restante dos países do mundo era tão gritante, que rapidamente se constitui um sistema global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes polos. Os Estados Unidos defendiam a economia capitalista, argumentando ser ela a representação da democracia e da liberdade. Em contrapartida a URSS enfatizava o socialismo, argumentando defesa ao domínio burguês e solução dos problemas sociais. Sob a influência das duas doutrinas, o mundo foi dividido em dois blocos liderados cada um por uma das superpotências: a