Trabalho Perfil Profissional
A eletricidade está na base de todo o avanço tecnológico que marcou o século XX. Assim, o engenheiro eletricista é um profissional versátil, com múltiplas possibilidades de atuação num mercado de trabalho em processo de constante renovação tecnológica.
As modalidades de formação voltadas para as áreas da eletrônica e das telecomunicações são as mais valorizadas atualmente, em razão do desenvolvimento acelerado desses setores da economia mundial nos últimos anos exigiu-se atuar de forma consciente e ética no mercado, obrigando o profissional engenheiro a ser mais competitivo trazendo e gerando produtividade nas empresas.
O mercado para o engenheiro eletricista é muito grande, encontrando atuação em todo tipo de indústria, e principalmente em empresas da área de desenvolvimento de produtos eletrônicos, de telecomunicações e de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, podendo também atuar como autônomos e empresários; em empresas de assessoria e consultoria; em órgãos públicos e instituições de ensino e pesquisa.
As aptidões iniciais para aqueles que querem cursar Engenharia é ter inclinação para se aprofundar na matemática e lidar com as ciências, mas também ter uma mente criativa para encontrar soluções novas para que as coisas funcionem, daí ser essencial um cérebro criativo.
O Engenheiro Eletricista é o profissional que planeja, projeta, executa, dirige, supervisiona e avalia atividades que envolvam, direta ou indiretamente, o emprego de energia elétrica. Atua no campo de altas concentrações de energia ou de baixas freqüências e no campo de baixas concentrações de energia ou