Saiba Como Fazer O Balan O Patrimonial Da Sua Empresa
Fechado para balanço! Já viu isso em algumas empresas por aí mas não sabe o que significa? Saiba o que é, e como fazer o balanço patrimonial da sua empresa.
Certamente você já se deparou com os dizeres “fechado para balanço” em algum estabelecimento comercial por aí, certo?
Mas, o que seria isso? É exatamente o que veremos a seguir: o que é e para que serve o balanço patrimonial.
Vamos lá, é menos complicado do que você imagina! O que é balanço patrimonial?
Quando fecham para balanço, as empresas estão simplesmente calculando a sua situação financeira em um determinado período. Na maioria dos casos, esse período compreende um ano de atividades.
Portanto, o chamado balanço patrimonial é a reunião de certos dados em um documento que ajuda a equipe contábil visualizar o atual posicionamento do negócio em relação a seus custos e bens.
Qual é a estrutura do balanço patrimonial?
Para que você entenda um pouco melhor, vamos falar rapidamente sobre a composição do balanço. Ele é formado por três categorias distintas:
Os ativos: o que a empresa possui, como bens, itens no estoque e aplicações que podem gerar benefícios econômicos no futuro.
Os passivos: as obrigações financeiras da empresa, como pagamentos que precisam ser feitos. Em outras palavras, o que a empresa deve, as dívidas, as contas a pagar.
O patrimônio líquido: a diferença positiva entre o valor dos ativos e passivos. Ou seja, o capital que a empresa possui.
A ideia é bastante simples. Basicamente, trabalhar no balanço patrimonial de uma empresa nada mais é do que fazer uma lista dos valores investidos em estoque, empréstimos, débitos com fornecedores, pagamento de funcionários e qualquer outro item relacionado.
Veja a seguir um exemplo simplificado da disposição das informações no documento:
--------------------------------------------------------------
Ativo 2010 2011 2013
Caixa 15.200,00