Trabalho Pensamento Economico
Vanessa Lima da Silva
Pensamento Econômico:
Adam Smith | Karl Marx | John Jeynes
São Paulo | SP
2014
Adam Smith
Adam Smith sistematizou e organizou as ideias sobre Economia Clássica, defendendo o liberalismo econômico através da não intervenção direta do Estado na Economia e do ideal de um mercado que se autorregula em razão de produzir para atender as necessidades de determinada sociedade, sendo o criador da livre-concorrência, princípio econômico insculpido inclusive dentro da própria Carta Magna brasileira.
Smith em sua obra, trabalha a ideia de um mercado e economia com o mínimo de intervenção possível do Estado, ponto em que estamos nos referindo a baixa tributação e ao estímulo da livre concorrência entre os membros da sociedade. A sugestão do mercado livre é para fazer com que ele vá se moldando aos interesses da população pois somente desta forma o eles e autorregula e produz bens na quantidade e no preço que a própria sociedade espera.
Por exemplo: Se há apenas um comerciante que venda algodão doce em determinada sociedade, ele poderia colocar os preços no patamar que bem entendesse, mas na medida em que os demais membros da sociedade percebessem a grande margem de lucro que o vendedor de algodão doce está tendo, iriam aparecer novos vendedores de e, consequentemente, os preços iriam se adequar a oferta/procura.
Porém, não Adam não negava que o Estado, em ocasiões pontuais, deveria intervir para evitar a ocorrência de monopólios, uma vez que a o mercado para se autorregular necessita de competitividade, livre concorrência.
Dessa forma, o papel do Estado deveria se limitar tão somente a três aspectos:
1) Defender a nação,
2) Promover justiça e segurança aos cidadãos e
3) Empreender obras sociais necessárias que a iniciativa privada não conseguiria promover sozinha.
Karl Marx
Karl Marx foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, opôs-se