Trabalho De historia pensamento economico
Durante toda a história e com o decorrer dos fatos na produção de bens e serviços, foram surgindo inúmeras teorias sobre como a Economia deveria funcionar e seus teóricos acabavam idealizando o tipo de sistema ideal que a economia como um todo deveria seguir. Porém, como diferentes opiniões nem sempre concordam entre si, as opiniões e teorias desses economistas também. Cada um pensava que a economia deveria seguir um caminho, como por exemplo a divergência entre defender o Estado interferir ou não na economia. Cada teórico acreditava em um lado, e portanto teorizava e defendia determinada ideia, sendo que disciplinas como a Sociologia, a Psicologia, a História ou a Ciência Política fornecem contributos essenciais para o conhecimento dos comportamentos humanos e das instituições econômicas, o que ajuda a contribuir ainda mais pra pluralidade de ideais.
Eles discordam entre si porque a economia é um ramo muito amplo e muito próximo da realidade de que não só os teóricos, mas toda a população está inserida. Os fatos e acontecimentos econômicos afetam diretamente a vida de todos, por isso cada um enxergava de uma maneira qual era o melhor caminho a ser seguido pelo governo, estado ou das iniciativas privadas.
Levando em consideração o contexto atual da Economia, não é possível acontecer um consenso entre eles. O que realmente acontece, é que a economia acabou seguindo um padrão de funcionamento que alguns teóricos defendem e outros criticam, mas muito do que é discutido acaba ficando na teoria. Na prática, a economia ainda funciona na base do capitalismo, da globalização e da busca excessiva do lucro pelas empresas, e do estoque de capital pelos indivíduos privados. Uma economia cada vez inserido no consumo, na troca de mercadorias, nos investimentos, nos empréstimos e na competividade. Então, na teoria as ideais e pensamentos econômicos sempre irão