Trabalho Historia Do Pensamento Economico
Divisão da História do Brasil
Período Brasil Colônia (1500-1822)
Ciclo do pau-brasil (século XVI)
O primeiro ciclo econômico do Brasil foi a extração do pau-brasil com ajuda da mão de obra dos índios escravizados. Além do pau-brasil, outras atividades de extrativismo predominaram nessa época, como a coleta de drogas do sertão.
Escravatura e tráfico negreiro (séculos XVI-XIX)
A agricultura da cana introduziu o modo de produção escravista, baseado na importação e escravização de africanos. Esta atividade gerou todo um setor paralelo chamado de tráfico negreiro.
A cana de açúcar.
O litoral úmido e fértil do que é hoje o estado de Pernambuco mostrou-se adequado para plantação de cana-de-açúcar e também convenientemente localizado como porto para embarcações que viajavam de Portugal para o oeste da África e para o oriente. A cana e a técnica para seu cultivo alcançaram o Brasil proveniente da Ilha da Madeira. Um próspero comércio triangular logo se desenvolveu baseado na importação de trabalho escravo do oeste da África para as plantações canavieiras. O açúcar era exportado para o mercado europeu, cuja demanda crescente começava a superar os suprimentos das fontes tradicionais.
A segunda metade do século XVII viu Portugal livre do domínio espanhol, o nordeste do Brasil liberado de 24 anos de ocupação pelas forças holandesas e o enfraquecimento da economia da produção de açúcar do Brasil. O declínio da produção de açúcar foi seguido por um movimento das regiões produtoras em direção aos territórios inexplorados.
Descoberta do Ouro (1690 - 1800)
A descoberta