Projeto Paleteira
Paleteira é um equipamento indispensável em qualquer empresa que efetue movimentação de cargas. Especialmente projetado para o manuseio de cargas paletizadas em geral, ela confere suavidade às operações, facilidade de manobras, menor esforço para elevação e maior produtividade.
Normalmente as paleteiras possuem três rodas: uma roda no meio, logo abaixo da alavanca principal e outras duas situadas nas extremidades do garfo (ou forquilha), que ajudam a dar sustentação. Essa alavanca principal serve tanto para puxar como para empurrar a paleteira, quanto para elevar o garfo. A paleteira é operada por apenas uma pessoa, a qual é responsável por "manobrar", de modo que o seu garfo fique posicionado por baixo do palete, acionar a alavanca até que o palete perca o contato com o solo e depois movimentar o palete até o seu destino final. Para deixar o palete no local de destino, o operador precisa apenas apertar uma pequena alavanca, com a mão direita, similar ao freio de uma bicicleta.
Existem dois tipos de Paleteiras, as manuais e as elétricas.
Manuais
Existe uma variedade muito grande e diferentes tipos de paleteiras manuais disponíveis no mercado, atendendo a diferentes necessidades, sendo que, o grande diferencial deste equipamento é em relação ao operador que pode operá-lo em pé sobre o equipamento ou caminhando segurando o timão.
Elétricas
São equipamentos versáteis em função do seu desenho e de suas características operacionais, são próprios para serem operados em lugares fechados, tais como: depósitos, armazéns ou câmaras frigoríficas. Geralmente compactos, para que possam realizar tarefas em corredores estreitos, normalmente possuem uma torre de elevação com grande altura aumentando consideravelmente a capacidade de armazenagem e estocagem em prateleiras.
Seu garfo é movido a eletricidade, silenciosamente, fator de grande importância em qualquer ambiente produtivo diminuindo consideravelmente ruídos operacionais.
2 ORIGEM