Sistemas Produtivos
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO e sistemas
sistemas de produção ii
trabalho final
COMPREENSÃO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE BISCOITOS DE UMA EMPRESA DE ALIMENTOS SITUADA EM SANTA MARIA – RS.
Alunos: dâmaris Felzke, juliane Schwertner palma, matheus leusin, wilbert costa. professor: marcelo battesini
Santa maria, 05 DE JUlHO DE 2012
1 INTRODUÇÃO
A Corrieri é uma empresa do setor alimentício, ligada à fabricação de massas e biscoitos. Ela atua no mercado há mais de 60 anos e se estabelece no distrito industrial de Santa Maria/RS. O quadro de funcionários é composto por 173 colaboradores, caracterizando-a como uma indústria de médio porte. Os funcionários do chão de fabrica estão dispostos em três turnos de 8 horas diárias, ou seja, a produção funciona por 24 horas ininterruptas. Atualmente, a empresa produz cerca de 600 toneladas/mês de massa para biscoito e a expectativa é de um incremento de mais 130 toneladas mensais (produção em grande quantidade).
A empresa dispõe de uma gama variada de produtos, entre eles massas e biscoitos, que estão esquematizados na Tabela 1.
Para desenvolver essa analise, o grupo decidiu focar em um único produto. Logo, com base nos relatos da engenheira responsável referente à quantidade de produção optou-se pela Bolacha Maria, como sinalizado na Tabela 1. Toda a produção é realizada por uma única grande maquina, ou melhor, um conjunto de maquinas que estão diretamente ligadas por uma esteira e que podemos descrever como uma única grande maquina.
O principal tema abordado nesse trabalho está relacionado ao tempo de atravessamento da bolacha, como o fluxo do processo atual influi nesse valor, desde a produção da massa até a estocagem. O objetivo é compreender o processo de manufatura do biscoito assim como descrever a linha de produção e o maquinário envolvido no processo, a partir dos dados fornecidos pela empresa e pelas visitas