trabalho pedagogia
Pedagogia – História da Educação e da Pedagogia e Didática da Alfabetização e do Letramento
Alessandra Rodrigues de Souza RA: 9675467913
Genileide Maria Gomes de Araújo RA: 9678479443
Josiro da Silva Pinheiro RA: 9910149497
Valeria Borges da Conceição RA: 9499536342
Professora a Distancia:Maria Clotilde Bastos
Camila Beltrão Medina
São Sebastião – DF
2015
Apresentação
Apresento neste trabalho, os resultados parciais de uma pesquisa que tem como foco a construção da identidade profissional na educação infantil. Com base na leitura de documentos de profissionais que vivenciaram as primeiras experiências e apontar alguns desafios que vem sendo colocados na construção da profissão na educação infantil.
Os objetivos centrais da pesquisa são: a análise dos fatos que influenciam na motivação e desmotivação dos professores e verificar se existe alguma diferenciação em relação ao contexto histórico da alfabetização escolar e o que mudou durante os anos.
Os resultados da pesquisa se dão por meio das entrevistas com três professoras, analisando como a motivação e desmotivação influencia no trabalho.
Essa pesquisa nos permite observar a história da educação e como e a forma de alfabetização na atualidade.
História da Profissionalização dos Professores de educação infantil
Falar de formação de professores é falar de algo tão antigo quanto atual, O debate sobre a profissionalização docente não é recente, e nas últimas décadas se intensificou devido às iniciativas de reestruturação curricular das escolas normais e dos cursos de pedagogia, com as experiências de novos cursos de formação em nível superior e também com a produção acadêmica intensa sobre o assunto (Silva, 1991), principalmente a literatura de autores portugueses e espanhóis acerca da tradição acadêmica da formação docente. A aprovação da Lei de Diretrizes e Bases – Lei 9394/96 – que, superando a polêmica relativa ao nível de formação, elevou a