Trabalho PDTA
Segundo MIZUKAMI (1986), a grande questão que permeia as preocupações básicas dos educadores e principalmente dos profissionais que formam os professores é: “O que fundamenta a ação dos docentes?”.
Pesquisas foram realizadas e ainda hoje são, para que possam contribuir para os “processos didáticos” tornando-os mais interessantes para os professores em sala de aula e baseados nas análises teóricas de conceitos relativos a diferentes abordagens do processo de aprendizagem, aplicando-se em um contexto escolar, a fim de identificar a melhor forma de desenvolvimento para o ser humano.
Considerando que o processo de ensino e aprendizagem tem sido visto de forma integrada à sociedade-cultura, a suas crenças e valores dominantes em uma determinada época, este trabalho analisa e relaciona as abordagens ao conteúdo do livro.
O estudo teve como foco principal apresentar algumas das abordagens do processo ensino-aprendizagem, tais como: Abordagem tradicional, abordagem humanista e abordagem comportamental.
A forma de pesquisa foi bibliográfica, utilizando dois principais livros, sendo um da professora MIZUKAMI (1986): Ensino: as abordagens do processo, e de forma a ilustrar cada abordagem citada, utilizou-se o livro do escritor ALVES (2005): Pinóquio as avessas.
2 ABORDAGEM TRADICIONAL
A abordagem tradicional perdurou ao longo do tempo, e hoje ainda, é considerado o tipo de sistema de ensino primordial nas escolas e universidades.Não deixando de fazer também, o estilo de ensino de alguns pedagogos.
Devendo lembrar que esse tipo de abordagem não se fundamenta em nenhuma teoria empiricamente validada, porém, George Snyders (1974) busca entender melhor sobre o assunto e defende a necessidade de compreender esse tipo de ensino.
Segundo ele, esse é o tipo de ensino único e verdadeiro, pois a partir desse tipo de abordagem é possível que o aluno, visto como um “adulto em desenvolvimento” pode ter contato, sendo transmitida por um adulto como