analise critica muito alem do peso
Curso de Psicologia
“DOCUMENTÁRIO MUITO ALÉM DO PESO”
“ANÁLISE CRÍTICA”
MAYARA L. S. MONTEIRO
Várzea Grande/MT
SETEMBRO/2015
MAYARA L. S. MONTEIRO
“DOCUMENTÁRIO MUITO ALÉM DO PESO”
“ANÁLISE CRÍTICA”
Analise crítica apresentado ao curso de Psicologia do UNIVAG, na pessoa da Profª. Orientadora Julia para obtenção de nota na disciplina Psicologia do Desenvolvimento I.
Várzea Grande/MT
SETEMBRO/2015
O documentário “Muito Além do Peso” traz uma abordagem realista sobre a obesidade infantil e mostra que um grande número de crianças brasileiras exibe excesso de peso pelo mal habito de ingestão de alimentos. A obesidade infantil tornou-se um problema sério que afeta a qualidade de vida das crianças obesas que desenvolveram doenças como: diabetes, problemas cardíacos, compulsões alimentares, depressão, ansiedade, etc. O filme expõe uma situação alarmante envolvendo as causas e consequências dos descontroles alimentares. E o que chama atenção é que as crianças tem praticado menos esporte, pois não conseguem fazer exercícios físicos nas escolas, e nem em casa em uma brincadeira com outros colegas, pelo fato que não aguentam correr, que se cansam muito e o coração acelera mais rápido. Algumas crianças não tem essa disciplina na pratica, ou tem e não fazem outra somente teoria nas escolas.
Diversos pontos chamam a atenção durante o filme, além da dureza das consequências nas pessoas obesas (seja qual for à idade), podemos ver acentuado desespero por parte dos familiares e das pessoas envolvidas no cuidado desses. Falta de incentivo em relação á alimentação saudável, nutricionalmente balanceada e nas horas adequadas á boa nutrição humana é apontada como a maior causa.
Os depoimentos das crianças envolvidas, dos pais, médicos e profissionais de diversas áreas, expõem de forma crítica