Trabalho Pastoral Urbana
Trabalho
De
Pastoral Urbana
Tema: Autoatividades apostila.
José Felip Batezelli Moreira.
AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 1
RESPOSTAS QUESTÕES
1.
Para se entender o desenvolvimento de uma cidade deve-se levar em consideração que cada cidade tem sua própria história e se desenvolve de forma diferente, deve-se conhecer os seus primórdios, seus processos, quem exerceu poder político, econômico e espiritual. A igreja tem papel fundamental no desenvolvimento de uma cidade, pois elas não crescem apenas em população, mas também em problemas sociais que a igreja pode ajudar, tais como pobreza, violência, fome, doenças, favelas.
2.
Uma grande cidade é marcada pela quantidade de habitantes superior a 500.000... suas estruturas de funcionamento estão baseadas no número de escritórios de grandes empresas, a rede financeira bancária e a rede de telecomunicações.
3.
Trata-se do abandono do campo para a migração para centros urbanos, o Brasil deixou de ser um pais essencialmente rural no fim da década de 60, quando a população urbana chegou a 55,92%. A mecanização das atividades rurais e a atração exercida pelas cidades como lugares que oferecem melhores condições de vida são dois dos principais fatores do êxodo rural. Atualmente o país conta com 81,23% de seus habilitantes morando em áreas urbanas.
4.
Não havia um programa de habitação para trazer mão de obra da zona rural para a cidade, desta forma os trabalhadores tiveram que viver amontoados em lugares insalubres muito parecidos com aquilo que hora faz parte do cenário das grandes cidades, as favelas.
5.
O que mobiliza os sujeitos no processo migratório do campo para a cidade é a busca pela sobrevivência e o atendimento as necessidades básicas, isto causa mudanças drásticas no Trabalho, Moradia, Educação e Saúde.
AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 2
RESPOSTAS QUESTÕES
1.
Rua Vol. Vitoriano Borges, 946, Bairro Junqueira, Lins – SP.
2.
Igreja Evangelho Quadrangular, Assembleia de