Trabalho Paranapiacaba
Sociologia
Nome: Alice de Zemlsczki Número:02 Turma : INF2EM
Nome: Camila Hellen Número:05
Nome: Gabrielle Camillo Número:08
Nome: Jordana Oliveira Número:17
Nome: Lucas Travagin Número:24
Nome: Márcio Moraes Número:27
“Divisão social do trabalho, controle, vigilância e disciplina”
Divisão Social do trabalho em Paranapiacaba:
Podemos observar que ouve uma preocupação muito grande com o planejamento urbano e arquitetônico nas casas e isso está ligado a Divisão Social do trabalho em Paranapiacaba.
A cidade de Paranapiacaba teve fortes influências inglesas e portuguesas. A grande diferença entre ambos era que os ingleses eram a elite da cidade; eram eles quem tomavam conta daferrovia assim como de todos os funcionários.
As casa portuguesas, possuiam um terreno definido, assim como as casas que eram divididas em 7 tipos, indo de A até F, que diferenciavam o cargo de cada funcionário na ferrovia, o que evidencia ainda mais o estilo hierarquico existente nas residências inglesas.
Controle e vigilância:
A Vila Velha ou parte baixa, embora tinha alguma diretriz de implantação, não possui um plano geométrico que a configurasse mais rigidamente, por conta disto em 1898 ouve a construção do Castelinho ou casa do engenheiro chefe, que se encontrava elevada circulando toda a parte baixa e a ferrovia.
Existe uma nítida relação de hierarquia desta edificação para as demais, que se expressa por sua conformação e proporções, e por sua localização no contexto. Sua posição elevada faz com que essa edificação tenha presença constante em qualquer parte em que se esteja. Dela se pode tudo ver e também sempre ser visto. Deste modo, a vigilância se torna permanente em seus efeitos, mesmo não sendo vigiados eles tem a sensação, por causa do modelo dessa edificação, com várias janelas em todos os lados, tendo visão de tudo.
O panóptico potencialmente reduz o número dos que exercem o poder ao mesmo