Actividade Industrial
Acontecimentos imprevisíveis no meio ambiente e com determinada constância veem ocorrendo a partir da Revolução Industrial e, nas últimas décadas apresenta riscos diversos á humanidade, provocando danos e alterações ambientais os quais, preocupam e alertam sobre o futuro da humanidade. Apresentamos este trabalho relembrando alguns fatos passados para análise e reflexão, sobre as consequências do grande crescimento industrial, pós a segunda guerra mundial, afetando sobremaneira o planeta em que vivemos.
FATOS HISTÓRICOS E DESASTRES ECOLÓGICOS
Nos séculos passados, o meio natural era visto como mecânico e predominava o pensamento determinista, sendo a natureza colocada como condição ou obstáculo para o desenvolvimento de uma determinada sociedade. Mas, a partir dos anos 60, o caráter preparatório provocado pelo processo industrial foi enfatizado por diversos autores.
Miltom Santos (1996), por sua vez, enfatizou o papel do Capitalismo Tecnológico e seu impacto no meio natural. Destacou que, hoje a natureza sofre, antes de qualquer coisa, um processo de instrumentalização, tornando-se um processo social e, com isso “desnaturalizada” O meio natural sempre esteve em pauta no debate ambiental, mas hoje a Ecologia e outras ciências são influenciadas pelo surgimento de novos paradigmas e o debate ambiental com mais vigor.
A ciência e a tecnologia desenvolveram-se muito rapidamente a partir do início do século XX e a intensificação da atividade industrial tornou suas técnicas de produção cada vez mais sofisticadas e foram multiplicadas ocupando território físico e comprometendo cada vez mais o meio ambiente.
A tecnologia avança e a industrialização segue junto, com isso provocando mais riscos á vida humana. Ao lado do crescimento industrial existe a pressão econômica para dela (indústria) tirar mais lucro e desempenho. Explorando, muitas vezes, sem nenhum controle ou prevenção, as riquezas da terra por ordem de um capitalismo egocêntrico em