Seguranca do trabalho em paranapiacaba ontem e hoje
Os acidentes ocorridos em 1864 e 1865 nas viagens experimentais serviram de alerta às autoridades para a necessidade de aperfeiçoamentos em várias partes do trajeto. Precaução que impôs a liberação apenas a título precário pelo Governo Provincial durante a inauguração do percurso entre Santos e Jundiaí, em fevereiro de 1867, cuja autorização para funcionamento definitivo somente ocorreria no ano seguinte (Ferrovia nº 340, 1964, p. 15 = edição especial "Centenário do Plano Inclinado da Serra do Mar").
O trecho de Santos até o primeiro plano inclinado, na Serra do Mar, estava concluído desde 1864, quando Militão realizou a seqüência de fotos da Estação da Raiz da Serra. Três imagens presentes constituem pari passo os instantes iniciais da subida da serra pelo sistema funicular. A primeira foto se apresenta como aproximação da aventura que consistia a transposição da barreira montanhosa.
Na raiz da serra, a pequena estação, ladeada pela infra-estrutura de apoio, servia como uma espécie de zona de fronteira que separava dois universos geográficos; os 20 quilômetros de planície entre o Porto de Santos e a subida das escarpas, quando então se iniciava o grande desafio de superação do trecho de serra por meio do sistema funicular proposto pelos ingleses para conduzir as