Trabalho Paola
ARQUITETURA E URBANISMO
PAOLA ANTONACIO MONTEIRO
BELO HORIZONTE
ANA CAROLINA MARTINS
GOIÂNIA
2014
CONCEITUAÇÃO
Planejamento e gestão não são termos intercambiáveis, por possuírem interferências distintas e por se referirem a diferentes tipos de atividades. Planejar remete ao futuro, e significa tentar prever a evolução de um fenômeno, ou em outras palavras, tentar simular os desdobramentos de um processo, com o objetivo de melhor precaver-se contra prováveis problemas, ou inversamente, tentar tirar partido de prováveis benefícios. Gestão remete ao presente, e significa administrar uma situação dentro do marcos dos recursos presentemente disponíveis e tendo em vista as necessidades imediatas. O planejamento é a preparação para a gestão futura, buscando evitar ou minimizar problemas, e ampliar margens de evolução; e a gestão é a efetivação em partes, pois o indeterminado e o imprevisível estão sempre presentes, tornando a capacidade de improvisação e a flexibilidade, sempre imprescindíveis. Planejamento e gestão estão longe de serem intercambiáveis e concorrentes, pelo contrário, são distintos e complementares.
O urbanismo organiza as cidades de modo que crie condições satisfatórias nos centros urbanos, de acordo com as necessidades humanas, como: moradias, lazer, área verde, meios de locomoção, dentre outros. O urbanismo se encarrega da urbanização de uma cidade.
O OBJETO DE ESTUDO
Capitão João Leite da Silva Ortiz, primo de Bartolomeu Bueno da Silva veio a procura de ouro em 1701 a Serra de Congonhas e suas encostas, onde estabeleceu a Fazenda do Cercado, onde desenvolveu atividades agropecuárias e foi formando um povoado e prosperou.
Com a corrida do ouro, o povoado de Curral Del Rei estacionou seu desenvolvimento, entretanto quando a o ouro se tornou escasso, o ouro deu lugar à pecuária e agricultura, criando novos núcleos regionais e inaugurando uma nova identidade estadual.
A então capital de Minas Gerais, a