Serviço social
Em visita presencial feita na instituição escolhida pela graduanda Fabiana Alves Santos, residente em sua cidade, Penedo-Al. “O Centro Juvenil Maria Auxiliadora” é um anexo do Centro Comunitário Salesiano do Recife, por ser um anexo ainda em processo de registro legalização, não foi possível ter acesso aos documentos provenientes do órgão. Tendo assim as fonte vistas e faladas pela fundadora e administradora do Centro Juvenil, Irmã Paola Pellanda.
O Centro Juvenil Maria Auxiliadora, há cerca de cinco anos vêm dando oportunidade há meninas de baixa renda, moradoras de comunidades pobres da cidade de Penedo. Localizado na parte alta do município, no Bairro Dom Constantino, o projeto desenvolvido pela Irmã Paola Pellanda, atende a cerca de 150 meninas, nos horários matutinos e vespertinos, que aprendem desde o bordado até artesanato em palha de milho e folha de bananeira, produzindo verdadeiras obras de arte, a exemplo do presépio desenvolvido pelas meninas durante o natal de 2011. De acordo com a fundadora e administradora do Centro Juvenil, Irmã Paola Pellanda, as obras para construção do lugar tiveram inicio em 2005, porém devido as dificuldades financeiras, somente no ano de 2008 foram concluídas. Segundo ela, graças a ação de Felissi Umberto e Bresso Franco, “dois benfeitores italianos”, foi possível iniciar o trabalho com as meninas pobres.
O lugar possui uma estrutura física e de atendimento, que no Brasil é vista em poucas cidades. No projeto as crianças apreendem também: culinária, artes, corte e costura. Sendo que são atendidas meninas a partir dos oito anos de idade, com idade limite de dezoito anos. Porém a Irmã Paola Pellanda, afirma que atualmente a única fonte de renda do Centro Juvenil, tem sido os “benfeitores italianos”, necessitando de apoio e doações por parte das instituições que fazem parte da sociedade.
“Aqui essas meninas têm a oportunidade de