Revolução industrial
CENA: CIDADE ROMANA
(Bárbaros invadem a cidade e a família Alessandrelli, Lorenzo, Giulia, Laura, Luca, Giovanni, Beatrice, Paola, Margheritta e Valentina, se sentem inseguros e fogem para o campo.)
CENA: JARDIM DO CASTELO
(Lorenzo foge com sua família o campo e lá encontra um velho amigo, Pietro)
Lorenzo: Pietro, meu velho amigo!
Pietro: Lorenzo! A que devo a honra da sua presença?
Lorenzo: Sabes que as coisas na cidade não andam bem, né? Aqueles malditos bárbaros destruíram tudo. Restaram apenas nossos corpos e alguns pertences.
Pietro: Oh meu amigo, venha que eu lhe ajudarei. Como sabes, essa terra é muito grande, posso dividir contigo e fazer de você um nobre. Um nobre vassalo.
Locutor: Assim, Lorenzo e sua família se instalaram no enorme feudo, tornando-se nobres. E uma grande festa marcou o início dessa relação de cumplicidade. Era a homenege.
CENA: DENTRO DO CASTELO
Sacerdote Francesco: Estou aqui, não só como sacerdote, mas como amigo da família, para marcar a união dessas duas famílias, que de hoje em diante se tornaram irmãs.
(Pierre se aproxima com sua mulher do “altar” junto com Lorenzo e sua esposa)
Sacerdote Francesco: Lorenzo Alessandrelli, você declara aqui, diante de toda a sua família, que jura lealdade a família de Pietro Volpe, em nome de Deus?
Lorenzo: Eu e minha família juramos. Em nome de Deus.
Sacerdote Francesco: E você Pietro Volpe, jura lealdade a família do Lorenzo Alessandreli, futuros nobres vassalos, em nome de Deus?
Pietro: Juramos em nome de Deus e tudo que há de mais sagrado nessa terra.
Francesco: Que se inicie o ritual.
(Francesco e Pietro cortam o punho direito, derramando sangue e os unem, beijando-se no rosto).
Francesco: Fica declarado então, que Lorenzo Alessandrelli e sua família